EXTENSÃO

Curso de Extensão em Arquitetura Afro-brasileira
O curso de Extensão em Arquiteturas Afro-Brasileiras tem como objetivo qualificar técnicos engenheiros e arquitetos dos órgãos governamentais de promoção da igualdade racial nas esferas federal, estadual e municipal, estudantes de graduação em arquitetura e engenharia, e representantes de entidades negras. O curso é montado em quatro módulos: Módulo 1 - Aparato Institucional e Politicas Públicas para Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas. Módulo 2 - Arquiteturas de Comunidades Quilombolas. Módulo 3 - Arquiteturas de Templos Religiosos de Matrizes Africanas. Módulo 4 - Arquiteturas de Afoxés, Blocos Afro, e Maracatus.





ACCS – Arquiteturas de Povos e Comunidades Tradicionais: Arquiteturas do Quilombo Salamina Putumuju
O projeto ''Arquiteturas do Quilombo Salamina Putumuju'', município de Maragojipe, tem como objetivo ofertar a comunidade Remanescente de Quilombo Salamina Putumuju assistência técnica no campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo com projetos arquitetônicos e urbanísticos. Esse projeto visa atende as diretrizes de habitação estabelecidas no Estatuto da Igualdade Racial, e no Programa Brasil Quilombola da Fundação Cultural Palmares. O projeto visa, ainda, criar um espaço de discussão, circulação, integração e divulgação da produção científica e técnica, e de experiências projetuais para desenvolvimenso sócio-ecônomico de comunidades quilombolas para pesquisadores e técnicos de órgãos públicos dos campos da Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, e Ciências Sociais, que desenvolvem trabalhos, estudos, pesquisas e experimentações relacionadas às Comunidades Tradicionais no estado da Bahia.

***



PROEXT/MEC – 2014 – Arquiteturas do Quilombo de Salamina Putumuju
O projeto ''Arquiteturas do Quilombo Salamina Putumuju'', município de Maragojipe, visa ofertar a comunidade remanescente de Quilombo de Salamina assistência técnica no campo disciplinar da arquitetura e urbanismo com projetos arquitetônicos e urbanísticos, assim como oficinas de leituras e interpretações de projetos arquitetônicos, oficinas de técnicas construtivas tradicionais e sustentáveis nas áreas de habitação, saneamento, infra-estrutura e equipamento urbanos voltados para a micro-econômia local para acesso ao crédito nos órgãos financiadores, criando, principalmente, edificações e espaços que possibilitem o empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comércio da populações negra local, no apoio as atividades produtivas locais: mariscagem, pescaria, extrativismo do dendê, extrativismo da piaçava, extrativismo do cocô, apicultura, agricultura familiar (aimpim e mandioca), produção de farinha, artesanato, e fabricação de barcos. Esse projeto visa atende as diretrizes de habitação e infra-estrutura estabelecidas e preconizadas no Estatuto da Igualdade Racial, no Programa Brasil Quilombola da Fundação Cultural Palmares e, principalmente, no Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades de Matrizes Africanas da SEPPIR. O projeto visa, ainda, criar um espaço de discussão, circulação, integração e divulgação da produção científica e técnica, e de experiências projetuais para desenvolvimenso sócio-ecônomico de comunidades tradicionais para pesquisadores e técnicos de órgãos públicos dos campos das artes, ciências humanas e sociais aplicadas que desenvolvem trabalhos, estudos, pesquisas e experimentações relacionadas às Comunidades Tradicionais no estado da Bahia, sobretudo, com comunidades quilombolas, com ênfase nas suas relações com a arquitetura e a cidade.

***
 
***
***


PROEXT
Aluno 1: André O´Dweyer
Aluno 2: André Camarata

PROGRAMA PERMANECER
Aluno 1: Luar Vieira
Aluno 2: Claudiane Oliveira
Aluno 3: Wesley Valverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário