EIXOS TEMÁTICOS

Etnicidade, Cultura, e Território
Trata das relações circulares entre etnicidade, cultura, e território compondo a arquitetura e a cidade. A etnicidade no que se refere a uma abordagem multiescalar e concomitante de construções indenitárias de grupos étnicos: primordial, relacional e situacional. A cultura no que tange as relações de parentesco, manifestações culturais, festividades, rituais, expressões simbólicas, saberes e práticas. E o território em relação à produção de subsistência familiar, a micro economia local, apropriação simbólica e subjetiva do espaço, e relação com a natureza.



Políticas, Conflitos e Segregação Etnico-Racial
Trata das diversas políticas púbicas nas três esferas governamentais, que criam e gerenciam conflitos entre a sociedade mais ampla e os grupos étnicos-raciais propiciando o aprofundamento da segregação étnico-racial na cidade e no campo. Os programas, projetos e ações de instituições voltadas para promoção da igualdade étnico-racial (SEPPIR, SEPROMI, SEMUR, FCP, FUNAI, etc), e seus impactos nos territórios étnicos na busca de direitos e da cidadania.



Mercantilização e Turismo Etnico
Trata do processo de apropriação da arquitetura e cultura dos grupos étnico-raciais por parte de agentes financeiros e empresas em sua reprodução material, e na construção de suas imagens corporativas no campo social, e de órgãos governamentais, no sentido de administração dos conflitos e antagonismos existentes no reconhecimento da diversidade cultural em detrimento da cidadania e de direitos básicos das comunidades tradicionais. Aborda, notadamente, a nova faceta da indústria cultural, o Turismo Etnico e seus impactos sobre na cultura e cotidiano dos povos e comunidades tradicionais, com o esvaziamento de sentido e espetacularização de suas manifestações culturais.
Patrimônio Cultural e Ambiental
Trata da mobilização, ação, estratégias e táticas dos grupos étnico-raciais e povos e comunidades tradicionais pelo reconhecimento, proteção e salvaguarda de seu patrimônio ambiental, material, imaterial frente aos órgãos governamentais do meio ambiente e do patrimônio. Aborda a questão do patrimônio ambiental e cultural como instrumento e ferramenta de luta de grupos étnicos-raciais e povos e comunidades tradicionais pela sobrevivência de seus territórios e modos de vida frente a empreendimentos privados e públicos nacionais e internacionais.
Festividades e Estética
Trata das concepções de belo e senso estético próprios dos grupos étnico-raciais e comunidades e povos tradicionais sobre suas arquiteturas, que atinge o ápice durante as diversas festividades, rituais, e manifestações culturais, quando essas arquiteturas são insufladas de vitalidade, sentido e valor. Aborda o conceito de belo dessas arquiteturas, seus valores e suas expressões simbólicas, analisando-as e colocando-as dentro dos discursos do campo social, nas correlações de forças que valorizam aspectos estéticos da cultura dominante e desvalorizam a estética das subculturas e minorias étnico-raciais.

Um comentário:

  1. Através da Drª Maria Alice, conheci o grupo e dorante pretendo me atualizar com os estudos em seus diversos eixos, sobretudo na área do nosso interesse que é "Patrimônio Cultural e Ambiental. Sou ogan de um dos mais antigos e bem estruturados sitio histórico e ambiental, o Terreiro Oya D'ey ati Omiguian, situado em São João de Manguinhos no município de Itaparica, com processo de tombamento no IPHAN.

    ResponderExcluir